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Mensagem  Iran Meira Qui Jun 25, 2009 11:08 pm

O que é cultura


Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylon para designar o todo complexo e metabiologico criado pelo homem. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identifica uma sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
Falar sobre cultura não é simples, o fato de ela estar presente em tudo que fazemos e somos a torna complexa, são diversos os estudos nessa área. E ainda sim não se chega numa exata conclusão de suas peculiaridades e intenções, mas de uma coisa temos certeza ela existe e está diretamente ligada a todos nós seres humanos, desde as primeiras formas de comunicação com a pintura rupestre.

O que é cultura popular


Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa.
A cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral.
Exemplos de manifestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc.

A cultura popular é única, abrange a todos os seres humanos e é muito diversificada. O médico, por exemplo, adquiriu sua cultura em uma sala de aula, ele conhece bem o corpo humano e sabe lidar com termos técnicos como ninguém, o que não significa que ele tenha mais cultura que o índio, que por sua vez, possui costumes próprios e uma maneira de viver única, mesmo nunca tendo estado numa universidade.
Ao nascer, começamos a formar nossos costumes e conceitos, desde como é feito o parto, a amamentação, o uso das fraldas e aprendemos a falar a nossa língua, etc., só paramos de adquiri-la quando morremos, como por exemplo. Ainda assim, a cultura interfere nos costumes fúnebres: os velórios, as missas de sétimo dia, os enterros...

O que é ação cultural


Foi um movimento surgido em 1945 nas paginas do banquete cultural. Ação cultura vem do pensamento, arte-ação de Mario de Andrade que dizia arte-ação significa sacrifício de suas liberdades para se eternizar servindo as comunidades.
Toda arte que não se organizasse segundo os princípios da utilidade seria vã. A idéia era promover a consciência da função histórica do brasileiro colocando a arte a serviço da educação e da formação do publico. Trazendo uma arte-ação diferente da que outros já tinham defendido, pois esta não estava preocupado apenas com seus próprios projetos e seu próprio mundo. Eles se ofereciam como instrumentos, para mudar a estética social.

Indústria cultural


Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseado na cultura visando o lucro.
Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura em um produto comercializado.
Chama-se cultura de massa toda manifestação cultural produzida para a população, e é veiculada pelos meios de comunicação de massa. Os mais comuns são: a televisão, radio, jornal, revistas, internet.
Os meios de comunicação de massa é um produto bom porque é capaz de mostrar conteúdos reveladores e contribuir para o desenvolvimento humano, e dar informações úteis para a população; e também um produto ruim porque é capaz de alienar uma pessoa, levando-a a pensar e agir conforme lhe é proposto sem nenhum tipo de argumentação. Cabe aos órgãos responsáveis fiscalizarem que tipo de informação está sendo veiculada e ao receptor ter criticidade para selecionar as informações que considerar úteis para si.
Não se pode falar em indústria cultural e sua conseqüência, a cultura de massa, em um período anterior ao da revolução Industrial, no século XVIII; do surgimento de uma economia de mercado, uma economia baseada no consumo de bens; e da existência de uma sociedade de consumo, segunda parte do século XIX. Assim, a indústria cultural, os meios de comunicação de massa e a cultura de massa surgem com funções do fenômeno da industrialização.

A mídia não se volta apenas para suprir as horas de lazer ou dar informações aos seus ouvintes ou espectadores, mas faz parte da indústria cultural. Esse tipo de comunicação tem influência direta na cultura de um povo, é através dela que a mídia insere gostos musicais, maneiras de se vestir e até mesmo de pensar determinados assuntos.
Os estudos mostram que, efetivamente, quase a metade do tempo livre de nossa população é gasta com um lazer produzido pela indústria cultural, vindo principalmente da televisão, seguidos da internet, MPs e, mais de longe ainda, pelos livros, jornais e revistas. Um lazer financiado pela indústria cultural.

O que é etnocentrismo


É a visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores.

No etnocentrismo nos temos a experiência de um choque cultural entre o “eu” e o “outro”. A diferença é ameaçadora porque fere nossa própria identidade cultural. O grupo do “eu” é a única razão possível ou se for o caso, a melhor. O grupo do outro é anormal ou inteligível.
A antropologia no sentido de ver a diferença como forma pela quais os seres humanos deram soluções diversas a limites existenciais comuns. Ela consegue hoje, ver que as diferenças na sociedade podem ter concepções da existência tanto diversas entre si, quanto igualmente boas para cada uma.

Relativizar é sempre mais complicado, pois nos leva a abrir mão das “certezas” etnocêntricas em nome das duvidas e questões que obrigam a pensar novos sentidos para a compreensão da sociedade do “eu” e da sociedade do “outro”. Cada um traduz nos termos de sua própria cultura o significado dos objetos cujo sentido original é forjado na cultura do “outro”.

Iran Meira

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Mensagem  Kalleu Natividade Qui Jul 02, 2009 8:33 pm

Enquanto estudava com minha mãe acheio o seguinte sobre um teorico culturl jamaicano chamado Stuart Hall:

Idéias
O trabalho de Hall é centrado principalmente nas questões de hegemonia e de estudos culturais, a partir de uma posição pós-gramsciana. Hall concebe o uso da lingüagem como determinado por uma moldura de poderes, instituições, política e economia. Essa visão apresenta as pessoas como “produtores” e “consumidores” de cultura ao mesmo tempo. (A hegemonia na concepção de Gramsci refere-se à produção de consenso e não ao recurso exclusivo à coerção).

Hall tornou-se um dos principais advogados da teoria da recepção. Esse ramo da análise textual dá atenção à possibilidade de negociação e de oposição por parte da audiência no processo de recepção de um texto (compreendido como não apenas escrito, mas oral e visual). Isso significa que a audiência não é apenas uma receptora passiva de um texto. Sua recepção é um processo ativo, onde há negociação em torno da significação. O significado depende do contexto cultural da pessoa, fator que pode explicar porque alguns aceitam uma forma de leitura de um texto que outros rejeitam.

Hall desenvolveu ainda mais essas idéias à frente em sua carreira, com seu modelo de codagem/decodagem do discurso midiático. Segundo esse modelo, o significado de um texto situa-se em algum lugar entre o produtor e o leitor. Embora o produtor codifique seu texto de uma forma particular, o leitor irá decodificá-lo de uma maneira levemente diferente – o que Hall chama de “margem de entendimento”.

Seus trabalhos – como os estudos sobre preconceito racial e mídia – são considerados muito influentes e fundadores dos contemporâneos estudos culturais.

Pode-se notar a influência de Hall sobre o Partido Trabalhista do Reino Unido, embora o próprio recuse a associação. Hall escreveu muitos artigos para a revista teórica do partido comunista da Inglaterra, “Marxismo Hoje”, nos quais contestou visões clássicas da esquerda sobre o mercado e o conservadorismo político. Seu discurso teve um impacto profundo no Partido Trabalhista sob Neil Kinnock et Tony Blair, especialmente porque boa parte daqueles em volta dos dois líderes chegaram à maturidade política quando do auge do “Marxismo Hoje”.

Contudo, Hall vê-se a si mesmo como mais distanciado do Partido Trabalhista do que nunca. Telespectadores britânicos conhecem-no por seus gentis et sensatos comentários sobre as questões que se colocam atualmente no país envolvendo uma sociedade acentuadamente multi-cultural. Hall apresenta o programa “Politicamente Incorreto” na CNBC. Embora menos conhecido na América Latina, Hall é muito respeitado na Europa e na América do Norte.
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